top of page
Buscar
  • Foto do escritorTalita Souza

Empatia Universitária: Além da Função

O #CADACURSOCONTA resolveu levantar tais perspectivas voltando o assunto a algo em que a maioria, ou até todos passaram ou passarão em algum momento: trabalhos em grupo.


A cada memória somos revestidos por uma breve ida ao passado, seja algo bom ou ruim, acarreta ensinamentos para a vida. O saber analisar cada torna a experiência única, compondo detalhes nos quais a mente carrega para o futuro, fazendo serem ainda mais intensas, apesar de dificuldades diárias que todos necessitam passar para evoluir.


O assunto caminhou para um lado espiritual, para autoconhecimento, todavia, há quem insista em manter pensamentos próprios como únicos, esquecendo assim, do equilíbrio em sociedade que deve conter respeito e a sabedoria em ouvir. O foco em alguém, dar à ela o espaço que é de direito ressalta a empatia com o próximo, ainda que em algum momento exista discordância, o conhecimento para discussões caminha além de gritarias e ofensas.


O ser humano não é exato, é preciso paciência para a abordagem de temas, discutir previamente sobre o que será desenvolvido torna o ambiente menos caótico para todos, ainda que demore para chegar em consensos, o diálogo propõe uma energia mútua sobre o assunto em questão.


Ainda assim, um dos maiores problemas para o desenrolar de funções é marcado por visões limitadas de alguém que se sinta incomodado com os demais, desse modo, ameaçando um possível prejuízo a todos da equipe. Logo, a maneira como cada integrante lida com o momento é relevante. Estar aberto ao novo e explorar soluções para amenizar conflitos inspira alguns a também, irem com calma, apesar dos pesares.


A necessidade extrema em sustentar situações desagradáveis passa para outro ponto da questão: O limite.


Empatia ao refletir sobre ações do próximo aproxima a si mesmo de estar aberto a momentos difíceis, contudo, ainda que exista diálogos e propostas para amenizar ‘’as tretas’’, é nosso dever também questionar se o restante do time está confortável com tudo, pois um grupo é um grupo.

Por tudo isso, a equipe pode ir além de cada função da atividade proposta pela faculdade, crescer como pessoa foi um dos maiores marcos que a universidade me proporcionou nos últimos anos, mesmo que em alguns percamos a serenidade, a disposição para pedir desculpas e melhorar com o próximo é para além de uma sala, é para a vida.

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page